Por que trocar um software de gestão comum por um ERP integrado?

ERP integrado é sinônimo de agilidade e precisão. Explicamos. Gerir é algo que demanda tempo, mas principalmente organização. E quando o assunto é a gestão de empresas, não é diferente.

É preciso haver um controle de todos os procedimentos e demandas do negócio para que ele prospere. Nesse sentido, um software de gestão empresarial é uma ferramenta importantíssima para administrar uma empresa, seja ela pequena, média ou grande.

Ainda há quem ache que os ERPs de gestão servem apenas para operações de grande porte, mas isto é um mito. Tais softwares são personalizáveis para se adaptarem até à organização de menor tamanho.

Eles são de extrema ajuda e possibilitam a integração de todos os dados relacionados ao negócio.

Alguns gestores ainda fazem uso de planilhas para controle de certos setores ou obtém diferentes softwares para a resolução de situações pontuais, como de RH ou de contábil, por exemplo.

Entretanto, como essas informações acabam não se cruzando ou demandam uma atualização manual, ocorre a perda na precisão dos dados, possíveis retrabalhos, aumento do tempo, dos custos, e do risco de erros.

Software de gestão integrado é muito caro?

Até algum tempo atrás era comum que organizações trabalhassem com software de gestão não integrado com todos os setores da empresa. Isso quer dizer que o sistema não recebia toda a informação relacionada ao negócio – só a uma parte dele.

Porém, a tecnologia avançou, o perfil dos clientes e das empresas mudou, e o jeito de se fazer negócios também. 

Portanto, atualmente é pouco provável que uma empresa, independente do seu porte, consiga um crescimento saudável e exponencial sem o apoio de uma ferramenta como um software de gestão totalmente integrado. E isso não precisa significar um investimento muito alto.

Como mencionamos acima, por ser personalizável para cada tipo de negócio, tais ERPs conseguem chegar a valores acessíveis.

Os ERPs que são integrados ajudam as empresas a terem uma visão 360º do negócio, permitindo assim a tomada de decisão mais assertiva baseada em dados em tempo real. E isso faz toda a diferença.

Como identificar que sua empresa precisa de um ERP integrado?

Sabemos que existem vários tipos de negócios e que os desafios mudam de um para o outro. Porém, é importante saber identificar se chegou o momento de migrar para um ERP integrado.

Entenda quais fatores que apontam para isto:

  • A empresa já teve problemas com a falta de compliance fiscal ou de outro tipo;
  • O fechamento contábil é demorado e complicado;
  • Não existe uma forma simples e rápida de visualizar previsões baseadas no histórico ou no perfil da empresa;
  • Já houve erros na folha de pagamento;
  • Já deixaram de pagar algum imposto ou fatura por falta de organização;
  • O estoque precisa ser contado manualmente;
  • Já teve quebra de produtos ou matéria-prima;
  • Os erros e problemas demoram para serem identificados e o gestor leva tempo para desenhar uma solução;
  • O gestor depende de relatórios enviados por outros departamentos;

Se sua empresa já enfrentou algum destes cenários, significa que está na hora de encontrar uma solução tecnológica inteligente para resolver problemas já existentes e evitar problemas futuros, como é o caso de um software de gestão empresarial.

Além disso, um ERP integrado pode trazer outros benefícios para a corporação. 

Quais os benefícios de se ter um ERP totalmente integrado?

Como citamos anteriormente, um ERP de gestão integrado não precisa ser uma coisa cara e inacessível. Por isso, considere trocar seu software comum por um integrado o quanto antes. Para te ajudar nessa decisão, listamos outras vantagens que este tipo de sistema pode trazer: 

  • Redução da inconsistência e do retrabalho por meio da criação e manutenção de uma base de dados central;
  • Tratamento único e em tempo real das informações;
  • Comunicação eficiente entre departamentos;
  • Controle e gerenciamento de filiais;
  • Otimização de processos;
  • Apoio à tomada de decisão;
  • Redução dos custos;
  • Compliance fiscal;
  • Ligação entre a produção e o marketing (e/ou ao e-commerce);

Existem vários outros benefícios em se ter um bom ERP integrado, mas em linhas gerais é a concentração de todas as informações da empresa e relacionadas a ela em um só lugar: fornecedores, notas fiscais, orçamentos, pedidos de compras, produção, estoque, logística, vendas, clientes, colaboradores e todo o RH, impostos, finanças, marketing, etc. Além da base de dados ser única, existe a vantagem da troca de informações em tempo real de todos esses setores, permitindo assim uma análise completa da empresa. Com este tipo de ERP o gestor consegue agilizar tarefas que antes demandavam tempo e gerar relatórios com apenas alguns cliques. 

Assim fica fácil antecipar demandas, identificar e corrigir erros rapidamente e melhorar o desempenho da empresa como um todo. A empresa ganha agilidade, assertividade, produtividade, tempo, e se torna muito mais competitiva.

SAP Business One: o software de gestão integrado da EasyOne

Quando o assunto é ERP e softwares de gestão, a SAP é a empresa referência no mercado – até por ter desenvolvido o conceito há alguns anos. E a EasyOne é a parceira oficial da SAP e que oferece o sistema de gestão integrado mais confiável do mercado: o SAP Business One.

O SAP B1 é ágil, seguro e confiável. Além disso, ele oferece outros benefícios tangíveis que são uma mais-valia para qualquer negócio. Tais como:

  • Aumentar a agilidade de fechamentos contábeis e financeiros em até 85%; 
  • Aumentar a produtividade em até 15%;
  • Ganhar confiabilidade e precisão em relatórios e indicadores;
  • Tornar o processo de compras até 80% mais rápido;
  • Aumentar o controle e integração de todas as áreas em até 44%;

Outros benefícios do SAP B1 que valem ser destacados são: a conversão de moedas automaticamente, a importação de dados de sistemas anteriores e de documentos salvos, a integração com o Microsoft Office, a integração com smartphones ou tablets, a gestão de pessoas em compliance com a legislação brasileira, o CRM nativo, e o cálculo de lucro bruto com apenas alguns cliques. 

Para ter o SAP Business One implementado na sua empresa, entre em contato conosco. Nós da EasyOne iremos avaliar o seu negócio e desenhar um ERP de gestão totalmente integrado de acordo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × quatro =

Converse conosco

Quer um orçamento ou deseja entender como o ERP da SAP vai ajudar sua empresa?

Preencha com seus dados e nossa equipe entrará em contato.