A segurança de dados nas empresas é uma preocupação da maioria dos gestores. Faz sentido, já que as informações de uma companhia – sejam elas do próprio negócio ou sobre seus clientes – têm extrema importância estratégica e operacional.
Além disso, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) deve entrar em vigor entre 2020 e 2021 – a decisão da data ainda está em trâmite, por conta da pandemia. Regulamentando a tratativa de dados de pessoas – como colaboradores, clientes e fornecedores – a legislação exigirá ainda mais cuidado sobre informações de tal natureza. As multas, aqui, podem chegar em até R$ 50 milhões.
Portanto, seja sua empresa uma indústria, distribuidora, prestadora de serviço, varejo físico ou e-commerce, ela deve promover a segurança de dados. Isso é fundamental para garantir a eficiência do negócio, resultados positivos e conformidade com a lei.
E para contribuir com o que você sabe sobre a segurança de dados nas empresas, preparamos este artigo com os principais pontos para conhecer. Acompanhe.
Segurança de dados nas empresas: o que é
Como o nome sugere, a segurança de dados é a proteção de informações do negócio, dos clientes e das pessoas, dentro de uma companhia. Sendo assim, relaciona-se com os mecanismos utilizados pela empresa para garantir a integridade, confiabilidade e confidencialidade dessas infos.
- Dados como estratégias de venda, novos produtos, novos projetos, pesquisa de mercado, lucros e funcionários fazem parte das informações da própria empresa.
- Enquanto isso, informações sobre faturamento, preferências de consumo, necessidades, contatos, identificação ou outros dados sensíveis fazem parte da lista de informações sobre clientes que sua empresa possui.
Resumidamente, a segurança de dados trata-se de manter essas informações protegidas, especialmente contra vazamento.
Lei Geral de Proteção de Dados: entenda
Já a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é a Lei 13.709, que regulamenta o tratamento de informações pessoais, ou seja, que podem identificar uma pessoa. Em outras palavras, essa lei prevê a forma como as companhias devem lidar com os dados que têm sobre consumidores e até sobre funcionários.
Em matéria para a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, o gerente-executivo de política industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI) explica que muitas empresas não se viam como detentoras de informações, mas já perceberam que são – e precisam se adaptar.
Paralelamente, o diretor-executivo da Kaspersky comenta que muitas companhias pensam que não há motivos para se preocupar. Mas alerta: elas têm informações sobre seus funcionários e até um dentista precisa tomar conta dos dados de seu paciente.
Vazamentos de informações ou seu uso de forma inapropriada são puníveis. As multas são de 2% do faturamento e podem chegar em até R$ 50 milhões.
Aqui, portanto, entra o trabalho de segurança de dados em empresas: proteger as informações, tanto da companhia quanto dos clientes e das pessoas envolvidas em qualquer processo.
Segurança de dados: como garantir a proteção de informações na empresa
Algumas tarefas ajudam a proteger as informações da sua companhia e de seus clientes. Veja.
1. Proteja a rede e a navegação
O ponto de partida para garantir a segurança de dados na sua empresa é bastante básico: proteger a navegação na internet e na rede. Para isso, instalar antivírus e firewall de qualidade é o primeiro passo. Esses programas costumam impedir que vírus se instalem nas máquinas e permitam a ação de hackers, que invadem arquivos e roubam informações.
Como uma medida extra de prevenção, é possível restringir o acesso a sites suspeitos ou de download de arquivos que não têm relação com a operação do dia a dia.
2. Use sistemas de gestão confiáveis e atualizados
Um sistema confiável promove as melhores práticas de gestão e também garante a segurança de dados nas empresas. É o caso, por exemplo do sistema SAP Business One.
Além de aumentar em 80% a velocidade de fechamentos e em 95% a precisão de previsões e indicadores, é referência mundial em segurança de dados e compliance.
Leia também: 10 fatos sobre o SAP Business One que você precisa saber
3. Conscientize e treine a equipe
Além de apostar em firewall, antivírus e sistemas de gestão confiáveis, é fundamental contar com a parte humana nesse processo. Por isso, uma alternativa eficiente é conscientizar o time sobre a necessidade de cuidado com as informações e treiná-lo para identificar riscos.
Nesse sentido, é possível promover cursos internos, pequenas imersões ou até reuniões esporádicas de conscientização sobre a responsabilidade individual nesse processo.
4. Limite acessos
Outra estratégia de segurança de dados nas empresas é garantir camadas extras de proteção a partir de limites de acesso. No SAP Business One, por exemplo, é possível configurar a liberação de acesso à informação por usuário.
Seguranças de dados na empresa: como começar
O primeiro passo para garantir a segurança de dados da sua empresa é entender que tipo de informações sua empresa detém. Provavelmente, além de dados do próprio negócios, há dados sobre seus clientes e funcionários.
Então, desenvolva processos para proteger essas informações – considerar um apoio para identificar os pontos da Lei Geral de Proteção de Dados e como ela afetaria sua empresa, também vale.
Implementar um processo adequado de instalação de programas de proteção e prevenção é fundamental. Além disso, é importante usar sistemas de gestão que ajudam na segurança de dados.
Aproveite e converse com nosso time de especialistas para entender como a EasyOne Consultoria de SAP pode contribuir com a segurança de dados no seu negócio.