A indústria química é um ramo abrangente. De acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas do IBGE, listada no site da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), 29 tipos de produtos fazem parte do setor. Entre eles, estão medicamentos, cosméticos, tintas e explosivos, por exemplo.
Portanto, é fácil de concluir que uma empresa no ramo da química precisa de cuidados especiais nas operações do dia a dia. Afinal, apenas com processos muito bem alinhados é possível garantir qualidade e segurança ao negócio como um todo. Do estoque ao controle de demandas, da produção à compra e venda, cada etapa conta para os resultados.
Por isso, preparamos este miniguia com 3 cuidados essenciais de que a indústria química precisa para melhorar sua operação e resultados. Confira!
01. Siga as normas do segmento da indústria química
Como a indústria química é responsável pela cadeia produtiva de uma série de itens delicados, todas as operações precisam ser bastante precisas, seguras e eficientes. Aqui, entra um amplo ecossistema de leis e regulamentações.
Normas da Anvisa, por exemplo, existem para garantir a qualidade da produção, armazenamento e distribuição de tudo que pode afetar a saúde humana. Nessa, entram itens medicamentosos e farmacêuticos, que fazem parte do abrangente campo da indústria química.
Existem também as tratativas para itens com alto nível de periculosidade – como gases inflamáveis, líquidos corrosivos ou produtos oxidantes. Nesse ramo, além das regras internas de instalações industriais, há o conjunto de leis para o transporte seguro de tais substâncias, regidas pela ANTT.
Além disso, o Conselho Federal de Química dispõe de uma vasta legislação que empresas e profissionais da área devem seguir. Mais uma vez, trata-se de um conjunto de boas práticas que garantem segurança a todos os envolvidos na cadeia produtiva.
Portanto, cumprir as normas exigidas para a indústria química vai além da prevenção de problemas internos de ordem judicial. Essa prática viabiliza que a empresa atue dentro de parâmetros de qualidade e de responsabilidade que só trazem resultados positivos ao negócio.
02. Treine sua equipe
Diretores, responsáveis pela logística, engenheiros químicos, motoristas e todos os outros profissionais envolvidos no dia a dia da empresa podem melhorar a performance por meio de treinamentos. Além disso, dependendo da função, cursos de formação extra são obrigatórios.
Destacamos alguns temas de treinamentos para colaboradores, que sua empresa pode e deve buscar.
- Importância do uso de EPI – equipamento de proteção individual;
- Armazenamento adequado de produtos químicos;
- Transporte seguro de químicos perigosos;
- Legislação do setor;
- Uso adequado de sistemas de gestão.
03. Controle demandas e estoque com precisão
Qualquer empresa que produz ou distribui sabe como é importante controlar estoques e demandas. Afinal, ao mesmo tempo em que itens vencidos ou em excesso significam perda de dinheiro, a falta de um insumo vira perda de oportunidade.
E na indústria química, a necessidade de confiança no estoque e previsões de demanda é ainda mais intensa.
Isso, porque medicamentos, cosméticos, produtos de limpeza, tintas, gases, petroquímicos e todo outro produto ou matéria-prima de uma indústria química exige muito mais cuidado no armazenamento.
Aqui, a dica é contar com um sistema de gestão que atende normas da Anvisa, seja compatível com as demandas de outras regulamentações e informe tudo sobre estoque.
O SAP Business One, além de operar de acordo com as exigências das agências regulamentadoras e em tempo real, aumenta em 95% a precisão de relatórios sobre demandas futuras e situação atual do armazém.
O sócio administrador da Kynsei, por exemplo, conta que graças ao sistema implementado pela EasyOne Consultoria, consegue controlar seu estoque e fazer previsões. Fernando Silva, da Nunesfarma, explica que o SAP Business One auxilia com eficiência em todo o processo contábil e que o ERP foi implementado em tempo recorde na companhia.
Aproveite e converse com os consultores da EasyOne sobre como SAP Business One pode ajudar sua empresa.