O sistema SAP é um ERP que ajuda a tomar decisões porque integra todas as áreas da empresa em tempo real e, assim, entrega os dados que um gestor precisa para se planejar.
E você sabe: decisões acertadas só são possíveis quando há planejamento.
Isso significa que a análise do quadro geral da situação e das informações envolvidas são fundamentais. Sem isso, o risco de não se escolher a melhor estratégia torna-se muito grande.
É por isso que é fundamental manter uma base de dados sólida e contar com ferramentas que possibilitem o fluxo das informações de maneira rápida, segura e precisa. E aqui entram ERPs de excelência, como o sistema SAP. Eles cumprem esses papéis e ajudam a tomada de decisão, seja ela diária, mediana, ou de grande importância estratégica.
Entenda, portanto, 4 vezes que um ERP ajuda a tomada de decisão.
1 – Para ter visibilidade em tempo real
As necessidades diárias de acesso às informações gerenciais precisas, detalhadas, e integradas fazem com que cada vez mais empresas invistam em sistemas de gestão com inteligência estratégica e analítica. Dados em tempo real sobre tudo o que envolve a corporação podem fazer a diferença na hora de tomar uma decisão.
É por isso que o recomendado é a implementação de um ERP que atenda a todas as necessidades da empresa de maneira dinâmica, como o SAP.
O SAP Business One, por exemplo, consegue integrar as informações automaticamente, em tempo real, sem atrasos. Não há necessidade de espera ou de atualização do sistema. Dessa forma, o gestor consegue visualizar os dados da operação enquanto ela acontece, o que facilita a percepção do parâmetro geral.
2 – Quando é preciso entender o comportamento dos clientes
Além de ter acesso a tudo em tempo real, ERPs como os da SAP facilitam o acesso a relatórios precisos sobre as mais diversas áreas. É possível, por exemplo, entender o comportamento dos clientes através de relatórios que mostram valor de ticket médio, sazonalidades de vendas, mix de produtos por compra, dados de CRM e segmentação, entre outros.
Entender a jornada do cliente até a compra do produto ou serviço coloca a empresa numa vantagem competitiva. Não teria como ser diferente, uma vez que 75% dos clientes se dispõem a gastar mais com empresas que oferecem boa experiência do cliente, de acordo com o relatório da CX Trends Report 2021 da Zendesk.
Com as informações corretas nas mãos, os gestores conseguem tomar decisões mais seguras e estratégicas envolvendo campanhas de marketing, promoções, necessidade de investimentos em determinados produtos, entre outras coisas.
3 – Na hora de prever o futuro
Um sistema SAP também possibilita algo precioso no momento de se decidir algo na empresa: previsões precisas. Justamente por recolher e armazenar uma grande quantidade de dados e ter a capacidade de integrar tudo em tempo real, o SAP consegue disponibilizar informações que antecipam o cenário futuro baseado no histórico da empresa.
Tal tecnologia pode ajudar e marcar a diferença entre uma decisão correta e uma menos acertada.
4 – Para ter uma visão geral do negócio
O processo de decisão pode envolver várias etapas dependendo da complexidade e dos objetivos da ação. Uma etapa muito comum, entretanto, é se debruçar perante a visão macro do negócio. E isso torna-se possível e muito mais fácil com o uso de um ERP integrado.
Com um sistema de gestão como o SAP Business One os responsáveis conseguem ter visibilidade geral da empresa em um só lugar, uma vez que ele integra todos os setores, como: produção, estoque, compras, faturamento, orçamentos, vendas, contas a pagar e a receber, TI, RH, contabilidade, etc.
Dessa forma, o ERP é um forte aliado à tomada de decisão, e os riscos no final do processo diminuem. Além disso, tais softwares permitem a verificação do impacto da decisão tomada muito rapidamente, sendo possível também corrigir um erro estratégico antes que ele alcance grandes proporções.
Faça como as maiores: invista num sistema SAP
De acordo com a 31ª Pesquisa Anual do Uso de TI no Brasil feita pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP) em 2020, a SAP lidera entre as empresas de grande porte.
O estudo, que foi divulgado pelo site IT Fórum, mostrou que 50% das corporações brasileiras que possuem mais de 800 usuários possuem o sistema SAP rodando.
E vale lembrar: pequenas empresas, com menos de 10 usuários, também utilizam SAP.
O responsável pela pesquisa apontou que o uso de sistemas de gestão como o SAP aumentou ainda mais depois do começo da pandemia. Isso porque as empresas, principalmente as de grande porte, investiram mais em tecnologias da informação a partir do momento em que o trabalho remoto se tornou uma realidade, para assim não perderem a competitividade.
Isso mostra que apostar na renovação ou implementação de ERPs é uma estratégia de negócio adotada pelas grandes corporações e que deve ser seguida pelas menores também, visto que a revolução digital pós-pandemia é uma realidade que atingiu a todos.
Sistema SAP Business One: o ERP que apoia seu processo de decisão
A EasyOne é parceira oficial da SAP no Brasil e que oferece implementação e suporte do sistema de gestão SAP Business One. O SAP B1 é um ERP totalmente integrado que se adapta às necessidades da sua empresa, apoia o processo de decisão em todas suas etapas, e cresce junto com o seu negócio.
Para saber mais sobre o SAP Business One e como podemos ajudar você, entre em contato!