Um ERP especial para empresas de laticínios deve impactar cerca de 400 negócios do ramo, no Brasil. O sistema de gestão trata-se do SAP Business One integrado a módulos específicos para indústrias lácteas.
A solução nasceu de uma parceria entre duas especialistas: a EasyOne Consultoria, autorizada SAP® no Brasil há mais de 14 anos, e a desenvolvedora de sistema de gestão de laticínios, MilkUp.
Olavo Didyk, CEO da EasyOne, explica que a solução conjunta entrega o melhor dos dois mundos para a indústria.
“Com o SAP Business One integrando o MilkUp, o gestor tem na mesma plataforma um controle completo dos custos, prazos e qualidade do leite. Ao mesmo tempo, tem tudo que precisa para integrar essas informações às demais áreas e necessidades administrativas da empresa”, explica Olavo.
Outro ponto importante da solução é que ela permite uma relação saudável com o produtor do leite, objetivo importante das indústrias do setor.
“O ERP permite que a indústria remunere de maneira justa o seu produtor, retendo esse fornecedor. E por ter um controle confiável e amplo de todo o processo, consegue fazer isso sem gerar despesa adicional ou excessiva para seu negócio”, complementa o CEO.
SAP Business One para laticínios: expertise com foco em resultado
Com mais de 200 milhões de litros de leite captados por mês e cerca de 25 mil produtores cadastrados no sistema, a MilkUp atende mais de 35 indústrias de laticínios em 5 estados.
Paralelamente, a EasyOne tem mais de 2200 usuários de SAP Business One em mais de 160 projetos de sucesso implementados em empresas do setor industrial, de distribuição e de serviços por todo o Brasil.
Assim, as desenvolvedoras se uniram para criar essa solução completa.
Antônio Beneto, consultor comercial da MilkUp, explica que a solução em parceria com a EasyOne permite a otimização de todos os processos do laticínio.
“Há ganho operacional, ganho de tempo trabalhado por colaborador, redução de papel, e em informações estruturadas e fáceis de entender, tanto para o profissional quanto para o gestor”, comenta.
Outro ponto de destaque é a redução de custos de diversas tarefas, principalmente do transporte das coletas até a fábrica. Isso acontece por causa do monitoramento em tempo real dos caminhões e do cálculo das melhores rotas.
Mais uma grande vantagem que o SAP Business One com MilkUp entrega é a rastreabilidade e gestão do leite. O gestor consegue ter acesso ao controle de qualidade do leite desde a coleta, pode gerir o cronograma de visitas técnicas, pode saber exatamente onde o produto foi armazenado e calcular a taxa de ocupação de frota e silos, entre outras atividades.
Atualmente, duas grandes indústrias de laticínios já estão com o sistema em desenvolvimento.
“A previsão é que o número aumente significativamente até o segundo semestre de 2023.”, completa o CEO da EasyOne Consultoria de SAP.