Como elaborar metas de vendas é uma dúvida comum até para gestores experientes de grandes empresas, afinal todo empreendedor está sempre em busca do aprimoramento de estratégias para fortalecer o negócio.
Pensando nisso, criamos este miniguia com quatro passos eficientes para elaborar metas de vendas. Confira!
1. Analise o mercado
Analisar o mercado é ponto de partida para quem busca como elaborar metas de vendas. Aqui, entra o estudo de todo o cenário onde o negócio está inserido: perspectiva de crescimento do setor, hábitos do cliente, inovações tecnológicas que causarão impacto e influencias dos movimentos da economia nacional e internacional.
Encontrar esse tipo de informação não é difícil. Na própria internet estão disponíveis levantamentos importantes e atualizados de organizações especializadas em estudo de mercado. Além disso, é possível contratar pesquisas customizadas para o negócio.
2. Defina quanto sua empresa precisa vender
Munido de informações sobre o mercado, é hora de analisar quanto a empresa precisa vender para continuar viva. Em outras palavras, para garantir o básico – que é o pagamento de seus custos e uma margem de lucro que faça sentido.
Neste momento, contar com as informações precisas do setor financeiro é fundamental – dali vêm os dados sobre despesas fixas e variáveis, além de tudo que é necessário para um ano no azul.
3. Defina quanto a empresa quer crescer
Saber quanto a empresa precisa vender para manter-se em pé é o básico. Depois dessa análise, chega o momento de entender se a empresa quer aumentar operações e quanto.
Portanto, a dica aqui não é simplesmente desejar crescer. Mas, entender quanto crescer – colocar essa meta em número, palpável. E, claro, com prazo.
4. Analise o histórico e as previsões da própria empresa
Agora que você sabe como está a previsão do mercado, quanto sua empresa precisa vender para se manter e quanto ela deve crescer, chega um dos momentos mais importantes para elaborar as metas: estudar o histórico de vendas e a previsão de demanda.
Para ver um relatório de previsão de demanda confiável, é altamente aconselhável que sua empresa conte com um sistema de gestão preciso e inteligente. É o caso do SAP Business One. Com apenas alguns cliques, o sistema cruza informações e calcula previsões – inclusive, o SAP Business One aumenta em 95% a precisão desse tipo de relatório.
O histórico de vendas também precisa ser revisado para que sua equipe tenha insights quanto à sazonalidade, comportamento do consumidor, estratégias de marketing e até oportunidades de melhoria de desempenho do time comercial. Mais uma vez, analisar esse histórico de forma detalhada ou de maneira macro vai depender de um sistema verdadeiramente integrado, como o SAP B1.
Dessa forma, com esses quatro passos fundamentais, sua empresa pode estabelecer metas de venda que são ousadas e ao mesmo tempo realistas, permitindo que o negócio se mantenha forte e cresça.
Aproveite e confira como o SAP Business One pode ajudar sua empresa a bater metas.