Aumentar o valor de uma empresa é uma tarefa complexa. Existe a expansão orgânica do market share (participação no mercado), mas há também o crescimento vindo por meio de ações estratégicas e da gestão. Entretanto, como saber quais estratégias são as mais acertadas para atingir um crescimento acelerado?
Nesse artigo iremos abordar algumas dicas sobre como aumentar o valor da sua empresa, principalmente se ela for de médio e grande porte.
Entretanto, antes é preciso falar sobre dois conceitos importantes: valuation e empresas unicórnio. Entenda.
Aumentar o valor: valuation
É o processo de determinar o valor de uma empresa ou dos seus ativos, e que pode ser feito de várias formas diferentes. Geralmente são levados em consideração o tipo de gestão do negócio, o valor da empresa no mercado, a estrutura da composição do capital, e os possíveis rendimentos futuros – estes, são calculados com base no histórico e no padrão de vendas.
O processo de valuation deve ser feito de tempos em tempos nas empresas de médio e grande porte, mesmo se não houver a intenção de vende-las. Essa análise é importante para ajudar os gestores a entenderem o panorama atual da corporação, se ele está dentro do que haviam planejado, visualizarem as perspectivas futuras, e para traçarem estratégias competitivas.
Além disso, saber fazer o valuation é importante quando:
- Você quer colocar ações da empresa no mercado ou otimizar o valor das mesmas;
- Você quer investir em ações de outras empresas;
- Você quer realmente vender seu negócio.
Empresas unicórnio
São aquelas empresas que atingem um valor de mercado de mais de um bilhão de dólares sem terem presença na bolsa de valores – o que geralmente acontece com algumas startups. Atualmente há ainda o conceito de empresas super unicórnios, como é o caso do Facebook, que tem avaliação superior a 100 bilhões de dólares.
No Brasil há atualmente 22 empresas unicórnio em atividade, de acordo com a revista Época Negócios, e esse número deve aumentar em breve.
Empresa unicórnio: como chegar lá?
Muitos se perguntam qual seria a fórmula para se criar uma empresa e atingir o patamar de unicórnio rapidamente, ou uma startup de sucesso, ou até mesmo uma empresa de médio e grande porte bem avaliada. Mas, a realidade é que não existe necessariamente uma “receita de bolo”.
O sucesso de uma empresa depende de uma série de fatores, e alguns acabam sendo externos, ou seja, fogem do controle do empresário. Só para situar, estamos falando de crises mundiais, desastres naturais, mudanças culturais ou políticas, e assim por diante.
Porém, a boa notícia é que existem algumas técnicas ou dicas que podem ajudar a aumentar o valor de uma empresa de médio ou de grande porte. Algumas foram retiradas de entrevistas realizadas com líderes de empresas unicórnio brasileiras.
Como aumentar o valor da média e grande empresa: 5 dicas
Agora, veja como aumentar o valor da sua empresa com essas 5 dicas práticas.
1 – Manter o cliente no centro do negócio
As chances de uma empresa de médio e grande porte ter sucesso são maiores se ela adotar uma estratégica comercial chamada consumer centric – que nada mais é do que manter o foco no cliente, e não somente no produto. É preciso pensar na experiência do usuário antes (ideação), durante (manufatura) e depois (pós-venda).
O líder de uma das primeiras empresas brasileiras a atingir o valor superior a um bilhão de dólares afirma que é preciso estar atento aos feedbacks dos consumidores o tempo todo, além de pensar em produtos ou serviços fáceis de usar e eficientes.
Aqui, salientamos a importância de conhecer seu cliente, entender seus hábitos de consumo, motivação e prioridades. Dependendo da fase de maturidade do seu negócio, cabe fazer:
- Pesquisas diretas com o consumidor final (por meio de UX Researchers, ou pesquisadores de experiência do usuário);
- Pesquisa de mercado;
- Análise de tráfego e termos de pesquisas via Google Analytics (por meio de um especialista em Marketing Digital, SEO e/ou SEM);
- Análise de dados das redes sociais da empresa;
- Análise de relatórios de vendas dividida por grupos de clientes (para isso, é importante ter um cadastro atualizado dos clientes – tenha atenção ao LGPD);
- CRM.
2 – Pensar numa marca global desde o início
Outra dica importante que especialistas e grandes empreendedores dão é criar a empresa (ou reestruturá-la) já pensando na expansão. O segredo é ter uma base forte e bem estruturada para estar preparado para o momento do crescimento acelerado. É o famoso get big fast.
Isso porque o crescimento pode acontecer de maneira inesperada, por conta de fatores externos, e exigir uma estrutura que a empresa não tem, ou expor gargalos e trazer consequências negativas. Mesmo se sua empresa já for de médio ou grande porte.
Portanto é interessante criar uma marca forte e global desde o começo, e pensar numa estrutura de empresa e de gestão que sejam capazes de abraçarem um aumento nas operações em pouco tempo – e que estejam preparadas para o futuro. Aposte na internacionalização, no digital, e na escalabilidade.
Nesse sentido, também faz diferença estar sempre corrigindo erros e falhas que a empresa possa ter, conforme eles forem surgindo. Deixar para resolver um problema depois é uma péssima ideia quando se quer ter uma empresa que vale bilhões.
3 – Entender que sucesso é sinônimo de continuar trabalhando
Fundadores de startups de grande valor ressaltam que é importante ter em mente que ter sucesso não significa continuar fazendo tudo igual, sempre. Mesmo ao atingir um patamar elevado ou acima do esperado, deve-se buscar por melhorias sempre que possível. As vezes será preciso se reinventar ou apostar alto de novo, mas ficar parado não parece ser a chave para o sucesso.
4 – Arriscar e trazer soluções
Duas das características mais comuns a muitas startups unicórnio é: trazer para os usuários uma solução de algum problema que estava sendo ignorado até então, e não ter medo de arriscar – ou melhor, estar preparado para testar algo e “dar errado”.
O empreendedor de média ou grande empresa, se quiser se tornar líder de uma unicórnio, precisa ser realista e saber que neste ramo é normal que certos fracassos ocorram durante a jornada, diferente do mundo corporativo comum.
É preciso enxergar oportunidades em situações complexas e estar preparado para mudar de estratégia rapidamente caso alguma ação não atinja os resultados esperados. Nisso, uma gestão eficiente faz bastante diferença.
Para ter uma base organizada, estruturada e preparada para mudanças, é essencial contar com um sistema de gestão eficiente. Ele vai possibilitar uma análise aprofundada de todos os parâmetros da corporação, além de ser fundamental na tomada de decisões estratégicas e previsões futuras.
5 – Adotar um sistema de gestão SAP
Internacionalização e criação de marca global são objetivos para o longo de alguns empreendedores. Mas, por onde começar? E o empresário que não deseja necessariamente ter uma marca internacional – mas quer aumentar o valuation? O sistema SAP Business One é o ponto de partida.
Com um sistema SAP a empresa aumenta cerca de 13% seu valuation porque o ERP é auditável, seguro e eficiente – tudo isso influencia positivamente nos resultados financeiros e compliance, aspectos essenciais de valor do negócio.
Aumentar o valor com SAP Business One para média e grande empresa
Todas as técnicas e dicas relacionadas que listamos até agora podem ser mais facilmente alcançadas com a implementação de um sistema de gestão integrado e inteligente.
Nesse sentido, o SAP Business One atende aos requisitos necessários para que uma empresa de médio e grande porte aumente seu valor e alcance o patamar de empresa unicórnio. Ele é totalmente integrado, possibilita uma gestão 360 graus, e ainda tem a capacidade de se ajustar e se tornar mais robusto conforme a empresa cresce.
Além disso, o SAP B1 é um sistema de gestão referência em segurança e compliance, o que significa que ele é pautado na transparência, rastreabilidade e segurança. Portanto, é totalmente seguro para a empresa, seus usuários, e para os clientes. As informações são protegidas contra invasões externas e contra utilização inadequada do sistema.
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