Buscar a redução de inadimplência é uma tarefa fundamental para garantir a solidez dos lucros, em qualquer empresa. Faz sentido, pois sabemos que a inconsistência das entradas pode prejudicar uma empresa em muito além do que só na lucratividade.
Com faltas de recebimento, é necessário usar capital de giro extra. E como num ciclo, quanto menos capital, mais chances da companhia se endividar e até quebrar. Inclusive, a falta de capital de giro é um dos principais motivos que levam uma empresa à falência, segundo o consultor.
A boa notícia é que existe uma forma de reduzir a inadimplência dos clientes, seja sua empresa voltada para o negócio com outras companhias ou seja ela focada no consumidor final. Confira este artigo e entenda como!
Como reduzir e evitar a inadimplência
Quem busca pela redução da inadimplência de clientes precisa ter um controle financeiro preciso e fácil de usar. Aqui, entra a solução que pode ajudar sua empresa a melhorar os recebimentos: o SAP Business One.
Além desse sistema de gestão acelerar em até 80% seus fechamentos financeiros e aumentar em 95% a precisão de indicadores, permite que você tenha um controle de contas a receber eficiente.
Veja abaixo como o SAP Business One ajuda sua empresa a receber em dia.
1 – Monitore contas a receber
O ponto de partida para reduzir a inadimplência na empresa é com um controle eficiente das contas a receber. No SAP Business One você visualiza os próximos vencimentos com clareza e precisão, sabendo quem precisa lhe pagar e quando sua empresa deve receber.
Além disso, você pode extrair relatórios financeiros de acordo com as informações que deseja avaliar – analisando, por exemplo, os pagamentos recebidos em dia e aqueles que estão em atraso.
Esses recursos permitem que você desenvolva uma estratégia de cobrança eficiente para evitar atrasos, além de montar um orçamento consistente e estudar quais são os seus melhores clientes.
2 – Automatize emissão de nota e boleto
Mais um recurso do SAP Business One que pode ajudar sua empresa a reduzir a inadimplência é a automatização de processos, como a emissão e envio de boletos e notas para seus clientes fixos ou que têm parcelas com a empresa.
Essa praticidade e eficiência é possível graças as soluções de gestão de contratos guarda-chuva e integração bancária com o sistema. Você só precisa realizar a configuração inicial e o SAP Business One automatiza todo o processo de envio da conta para o cliente.
Além disso, o sistema atualiza em tempo real a sua tela de contas a receber e clientes em atraso, permitindo que você sabia tudo que entra no caixa em tempo de tomar uma decisão assertiva.
3 – Faça lembretes
Outra forma do SAP Business One ajudar a manter os recebimentos em dia é a partir de lembretes: sejam eles de vésperas de data de recebimento, períodos de atraso ou data de cobrança. Você configura o que deseja saber e o sistema mostra em tempo real.
4 – Fidelize bons pagadores e fique atento ao histórico
Por fim, o SAP Business One permite uma integração verdadeira da área financeira com todos os setores da companhia, inclusive o de vendas. Isso significa que se a sua equipe está diante de um cliente que é bom pagador, o SAP alerta para a oportunidade de fidelização.
Já com o caminho inverso, o sistema também ajuda. Se o seu vendedor está prestes a fazer uma nova venda a consumidores que têm conta em aberto ou histórico de atrasos em pagamentos, o SAP Business One avisa sobre o risco – dando uma oportunidade ao vendedor de rever a negociação.
Redução de inadimplência: dicas bônus
Além do SAP Business One para reduzir a inadimplência de clientes, é possível desenvolver duas estratégias de ação. Confira:
Faça acordos
Realizar acordo não deve ser a primeira alternativa, segundo especialista em matéria para a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. No entanto, nas situações em que há pouquíssima possibilidade de pagamento conforme o contrato, essa é uma maneira de reduzir o impacto da inadimplência.
Além disso, quando um cliente costuma ser bom pagador, mas passa por momentos de dificuldade e sua empresa vê como uma estratégia não negativar a conta, o acordo pode ser um caminho.
Em ambos casos, a dica é oferecer mais parcelas ou abater juros, por exemplo.
Desenvolva uma estratégia para pausar o fornecimento
Por fim, nos casos em que essa possibilidade se encaixa, é importante desenvolver uma política de suspensão de fornecimento de serviço ou de produto até que o cliente regularize a situação. Dessa forma, sua empresa não tem o prejuízo de continuar produzindo com déficit de pagamento.
Redução de inadimplência: como implementar o SAP Business One
Para implementar osistema de gestão SAP Business One na empresa, é necessário contar com o serviço de uma consultoria licenciada pela SAP®.
A EasyOne Consultoria é especialista em SAP Business One e parceira oficial da SAP® há mais de 14 anos.
Com mais de 400 projetos desenvolvidos com sucesso, a EasyOne faz um levantamento das necessidades da sua empresa e implementa o sistema de acordo com o que você precisa. Além disso, treina sua equipe e dá todo o suporte enquanto sua empresa usar o sistema.
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